Considerando que a fase de acumulação nos sistemas de previdência já foi analisada extensamente, os estudos sobre a fase de .não-acumulação são ainda muito incipientes. Isto pode ser prejudicial, especialmente nos países que reformaram seus sistemas de previdência, com foco na transferência do sistema para o mercado privado, pois os benefícios serão pagos através de benefícios programados ou temporários e/ou por rendas de sobrevivência ou mensal vitalícia (um instrumento financeiro poderoso para proteger os benefícios de diversos riscos) adquiridos nas empresas de previdência privada. De fato, o Chile mostra uma das maiores taxas de participação da previdência privada no sistema de previdência no mundo. Os especialistas chegaram as seguintes conclusões:
É urgente que se produza e disseminem tabelas confiáveis de mortalidade;
É necessário entender como se desenhou o cenário regulador que afeta a oferta e a demanda na previdência privada;
É muito importante, melhorar a instrução dos consumidores e a qualidade do relatório das informações fornecidas pelas empresas de previdência privada.
Esta é uma área onde quase todos os países têm uma agenda pendente. Nós da CISS estamos escrevendo um relatório sobre este mercado. Os avanços dos relatórios serão disseminados através desse blog.
Nenhum comentário:
Postar um comentário