A segunda nota expressa que os fundos de pensões da República Dominicana acumulados já somam 5,3% do PIB e que nos próximos meses começará o programa de extensão a cobertura do seguro de saúde, ao implementar o seguro subsidiado pelo estado.
Recordamos que a República Dominicana reformou significativamente sua seguridade social, nos últimos anos seguindo o caso das pensões nos modelos de contas individuais, e no caso da saúde o modelo da separação de funções, de forma similar, ainda que não igual a Colômbia.
A terceira nota refere-se a implementação de um benefício de desemprego em Bahamas para atenuar os efeitos negativos da crise global. O Programa que já havia sido anunciado há certas semanas (ver aqui). Embora, no momento os benefícios serão mantidos com parte das reservas do Nacional Insurance Board, a Agência de seguridade social do país, prevê que no futuro se estabeleçam contribuições, o que levaria a criação de um seguro de desemprego. A necessidade de um seguro de desemprego torna-se mais evidente nos momentos de crise, como se comentou em uma nota prévia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário