No primeiro grupo do Seminário de Aprofundamento dos Sistemas de Saúde sobre a estruturação de redes, detalharam-se as características dos sistemas de saúde na Europa e no México. Nos países europeus os sistemas de saúde baseiam-se no primeiro nível de atenção ou atenção primária, o qual se apóia no médico geral ou da família. O médico atua como uma porta de entrada ao sistema de saúde, ou seja, resolve os problemas de saúde mais comuns.
Os avanços encontrados no México são, entre outros, que as unidades de saúde são uma porta de entrada para cada instituição, cada unidade de saúde do primeiro nível atende um número definido de pacientes, existem convênios de cooperação interinstitucional em algumas entidades federativas e há uma presença de redes sociais no IMSS, através do IMSS-Oportunidades, a Secretaria de Saúde e do ISSSTE.
Finalmente, estabeleceu-se que é necessário basear formalmente todos os sistemas de saúde na rede de atenção primária e o médico do primeiro contato nas instituições como porta de entrada à atenção especializada, assim como criar um modelo homologado de atenção primária comum, criar um banco de dados de especialistas em medicina geral e introduzir um componente de capitação na remuneração dos médicos no primeiro contato, ou seja, pagar um valor extra por cada paciente atendido. A atenção primária deve ser reforçada através de normas legais (como se faz na Espanha) e os incentivos econômicos (como se faz no Reino Unido).
quinta-feira, 2 de setembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário