quarta-feira, 27 de maio de 2009

Três notas interesantes de hoje

A primeia nota fala da expansão do vírus A-H1N1 no mundo. A Organização Mundial da
Saúde relatou 4.379 casos em 29 países. No México tem 1.626 possíveis casos(e 48 mortes). Nos Estados Unidos têm 2.254, no Canadá 280 e na Espanha 93 casos confirmados. Na revista 
O Economista  se pode ver um mapa da distribuição dos casos no mundo.

A segunda nota refere-se ao desemprego no México durante o mês de abril. La Jornada relata que em abril acabaram 60.218 postos registrados diante ao Instituto Mexicano de Seguro Social(IMSS). Desde que iniciou a crise econômica, em outubro, 584.961 pessoas ficaram desempregadas. A maior queda foi registrada na indústria de transformação, indústria que gera a maior quantidade de fontes de emprego formal no país.

E a terceira nota trata do mapa do genoma dos mexicanos realizado pelo Instituto Nacional de Medicina de Genomas (Inmegen). Este é um mapa único da América Latina e que foi feito com o sangue doado pelos habitantes de diferentes estados entre 2005 e 2007, a informação obtida do mapa servirá para o diagnóstico e o tramento das doenças comuns na população mexicana como a obesidade, diabetes, hipertensão, câncer e doenças infecciosas. Os resultados serão publicados hoje por Proceedings of the Nacional Academy of Sciences (PNAS). A informação estará disponivél na base mundial de variações genéticas em populações humanas e poderá  servir a outros países latino-americanos que tenham histórias demograficas parecidas com as do México.




Nenhum comentário: