De acordo com um estudo realizado pelo Fundo Monetário Internacional uma epidemia podia causar um impacto econômico e financiero a nível mundial.
A seguir, um resumo desse estudo;
1. Se a epidemia é grave, é provável que o impacto econômico seja significativo. Uma epidemia pode levar a uma forte redução temporal das atividades econômicas.
As alterações econômicas do lado da Oferta se dão porque as pessoas ficam em suas casas, ou preferem se cuidar da gripe. Também pode interromper o transporte, o comércio, os serviços pagos e principalmente as empresas de serviços públicos, deixando as empresas financieramente vulneráveis
2. Uma vez que a epidemia tenha passado, a atividade econômica deve se recuperar com rapidez. A recuperação dependerá da confiança dos negócios e dos consumidores, da velocidade do reinício do comércio internacional e dos valores dos ativos.
3. O mais propável é que depois da epidemia haja uma recuperação, mas também é possível que uma epidemia tenha um impacto mais prejudicial. As economias Abertas podem ser mais vulneráveis, já que o turismo pode cair drásticamente, as exportações podem diminuir pelas restrições ao transporte e ao comércio, havería uma redução na demanda mundial e nacional. Por outro lado, as importações em alguns países podem aumentar devido a necessidade de bens e serviços médicos. Os países subdesenvolvidos poderíam ser afetados pelas importações, ainda que não aumentassem sua dívida porque financearíam seus subsídios externos.
4.Uma epidemia podia por em risco o sistema financeiro global. O aumento da aversão ao risco haveria que se demandar mais liquidez, especialmente para o dinheiro efetivo e ativos de baixo riscos, o que levaria a redução no preço dos ativos.
5.Uma epidemia também pode levar a diminuição temporal dos fluxos de capital dos países emegentes. Os planos de inversão estrangeira direta podem variar muito, ainda que as grandes inversões podiam ser prorrogadas.
6. Ademais os câmbios significativos nos preços dos ativos, nos riscos operacionais constituem o maior desafio para o sistema financiero mundial no caso de uma grave epidemia. O absentismo podia dar lugar as alterações nas funções e servícios do sistema financeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário