Na CISS estamos fazendo um estudo sobre a importância da Previdência Social, para proteger as despesas de lugares com riscos de morte, doenças e acidentes, incapacidade, envelhecimento e desemprego. Para isso utilizamos a Pesquisa Nacional do Nïvel de Vida dos Domicílios (PNNVD), que é uma pesquisa realizada em lugares Mexicanos no período de 2002 e 2006. Em uma primeira fase estamos estudando o efeito de um doença nas despesas. Para medir a mudança no estado de saúde utilizamos duas medidas diferentes: sintomas de doenças relatadas (medidas com um ou zero) e limitações físicas em atividades diárias(ADL dex). Este indíce refere-se as atividades.como se a pessoa pudesse carregar uma cubeta de 20 metros, caminhar 5 quilômetros, subir escadas,vestir-se, tomar banho, entre outras; toma o valor de 1 se a pessoa pode realizar todas as atividades sem nenhum problema.
Da pesquisa obtivemos as médias para as doenças sofríveis há menos de um mês, as doenças crônicas que tem mais de um mês e o indïce ADL para o ano 2002 e 2006. No ano 2002 observamos como médias 0,64, 0,32 e 0,822, respectivamente. E no ano de 2006,0,514, 0,264 e 0.798. Esses dados se referem unicamente aos chefes de domicílio, por outro lado no caso das ADLs são chefes de 50 anos em frente.
Dois casos interesantes se observam: muitos chefes de familia falam ter um problema de saúde e de fato em quase um terceiro é crônico. Nada mais, parece que isto não os limita em suas atividades da vida diária. Em notas seguintes estaremos falando do progresso da pesquisa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário